sexta-feira, 30 de maio de 2008

Felicidade, procura-se


El silencio

Isak B.

"Como procurar essa felicidade? Como? Pela lembrança, como se eu a tivesse esquecido, e como se agora me recordasse que a esqueci?


Pelo desejo de travar conhecimento com uma vida, para mim incógnita, ou porque nunca a cheguei a conhecer, ou porque já a esqueci tão completamente, que nem sequer me lembro de a ter esquecido?


Então, não é feliz aquela vida que todos desejam, sem haver absolutamente ninguém que a não queira?


Onde a conheceram para assim a desejarem? Onde a viram para a amarem?


Que a possuímos é certo. Agora, o modo, é que não sei.


Há uma maneira diferente de ser feliz, quando cada um possuí a felicidade em concreto. Há quem seja feliz simplesmente em esperança. (...) Não sei como conheceram a felicidade, nem por que noção a apreenderam.


O que me preocupa é saber se essa noção habita na memória. (...)


Se não a conhecêssemos, não a poderíamos amar."
Santo Agostinho (Séc. IV d.c.)

Anónimo

Sem comentários:

Enviar um comentário