quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

2. O dia dos namorados, segundo as mulheres


Sabir Ali
" "Se me amasses, compravas-me uma máquina de lavar loiça." "Mas eu só tenho 20 anos", respondeu o rapaz que tinha acabado de dar uma aliança à namorada. "Se me amasses mesmo, lias o livro de instruções e familiarizavas-te com todos os programas, até ao dia em que fosses levado pelas circunstâncias e por mim, a usá-la regularmente". Ela fez cara séria e acrescentou "Sim, porque eu não tenciono passar um segundo que seja a lavar louça".
"Não tenho sítio onde guardar a máquina"
, disse o rapaz meio zangado. "Não me interpretes mal", respondeu a rapariga, "o anel é muito bonito e acho que me fica bem... mas é uma coisa que se espera, que impressiona qualquer rapariga". O rapaz quis ir-se embora. "Espera", disse ela. E continuou: "Se me amasses mesmo, tinhas-me oferecido a promessa de uma vida inteira sem lavar a louça ou fazer o jantar ou tomar conta das crianças". O rapaz começou a chorar. "És tão estúpido mas és querido", disse a rapariga segurando-lhe as mãos com o pequeno diamante a brilhar-lhe nos dedos. "Não percebes nada! Eu digo-te estas coisas porque te amo. Claro que quero o teu coração e o teu tempo e o teu corpo e essas merdas todas que qualquer pessoa quer". Parou para olhar para ele fixamente, a ver se ele compreendia e disse: "Mas também preciso de vez em quando da tua colaboração!" "



Ram Kharatmal
"Hoje fiz quatro máquinas. Uma de ténis. Uma de roupa branca. Outra de camisas de muitas cores. E finalmente uma máquina com vinte asas, com as palavras de mil sobreviventes de grandes desastres aéreos e tragédias pessoais; com testemunhos de viúvos que tiraram o curso de Direito só depois de as mulheres terem morrido, com documentários de televisão, sobre o luto dos lobos quando lhes matam as crias e a vida das abelhas depois de exausta a rainha-mãe. Assim fiz uma máquina com vinte asas, capaz de aguentar o meu peso e de me levar para longe desta casa e destes dias, com T-shirts lavadas e ténis limpos, uma maravilhosa máquina voadora, cheia de droga e de álcool e de literatura, para me transportar, de malas feitas e consciência tranquila, para longe, longe, longe, longe como o raio que te parta, para o céu mais azul e aberto do mundo, muito, muito para longe de ti."


Feeling, Nina Simone

Sem comentários:

Enviar um comentário